A possibilidade de novos desbarrancamentos em comunidades ribeirinhas de Beruri (a 173 quilômetros de Manaus) foi tema de pronunciamento da deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) na sessão plenária desta quarta-feira (04/10), na Assembleia Legislativa do Amazonas.
A fala da deputada ocorreu após reunião realizada ontem (03/10) com o vereador Natan Saldanha, presidente da Câmara Municipal de Beruri. A preocupação foi levada ao comitê de crise que trata sobre os efeitos sociais e econômicos da estiagem no estado.
“A situação em Beruri está piorando. O Governo mandou ontem mesmo uma nova equipe de engenheiros ao município. Nas últimas 48 horas apareceu uma rachadura com mais de 100 metros de comprimento na frente da sede do município. Nessa área há várias casas e, se essa terra da frente deslizar, o barranco em cima pode cair”, observou a deputada ao apresentar as imagens no telão do plenário Ruy Araújo.
Campelo também mostrou um vídeo para falar sobre a situação da Comunidade do Surara, que fica a 40 minutos da sede de Beruri. A localidade fica na mesma região da Vila do Arumã, onde um desbarrancamento fez duas vítimas e deixou três desaparecidos no último sábado.
“Lá no Surara também começou um desbarrancamento. Ainda não está tão próximo das casas, mas já está se aproximando. Toda aquela área ali do Purus está ameaçada”, enfatizou Alessandra, acrescentando que está trabalhando diariamente junto com o Governo do Estado pelo socorro ao povo de Beruri.