A ativação da delegacia de polícia do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) foi um dos assuntos abordados pela deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) na sessão desta terça-feira (05/07), na Assembleia Legislativa do Amazonas.
A deputada informou que recebeu o pedido do vereador Zezé da Amazônia, que representa os moradores do Matupi na Câmara Municipal de Manicoré. A delegacia já existe do ponto de vista físico, mas nunca funcionou de fato.
Ao tomar conhecimento, Alessandra disse que encaminhou requerimento ao Governo do Estado, solicitando ao secretário de Segurança Pública e ao delegado-geral de Polícia Civil, a imediata abertura da delegacia do Matupi.
“É uma delegacia que está pronta há anos e nunca foi ativada. É importante a gente aproveitar a sensibilidade que o governador Wilson Lima tem tido com as questões de segurança pública levadas por esta Casa até ele, para que imediatamente a gente promova a abertura desta delegacia”, observou Alessandra.
Precisa de reparos
A parlamentar do PSC explicou que a delegacia precisa de uma breve manutenção e de reparos, pois nunca foi usada. O documento encaminhado por Alessandra à SSP-AM mostra algumas imagens sobre o atual estágio das instalações físicas da delegacia de Santo Antônio do Matupi.
“Santo Antônio do Matupi é um local onde as pessoas precisam de assistência e da presença do Estado. O Governo tem se tornado presente, está trabalhando na reforma unidade hospitalar para que ela possa atender aquela população e há outras ações”, disse Alessandra, acrescendo que como secretária de Assistência Social colaborou com a comunidade por meio de programas como o Auxílio Estadual Permanente e ações de que garantiram a segurança alimentar das famílias mais vulneráveis.
Para Alessandra, a ativação da delegacia vai servir para minimizar vários conflitos que acontecem na região do Matupi. Além disso, a deputada observou ainda que a delegacia vai ajudar a inibir os crimes cometidos contra as mulheres de Manicoré.
“Quero agradecer ao vereador Zezé, que fez esse pedido, e nós vamos trabalhar junto ao Governo do Estado para garantir que essa delegacia seja ativada, inclusive com emenda parlamentar de minha autoria se for necessário”, concluiu a deputada.