Uma conquista histórica para as políticas públicas de assistência social, especialmente no que diz respeito ao combate à fome. Foi assim que, nesta terça-feira (05/07), na Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) destacou a entrega das 33 unidades do programa social Prato Cheio no Amazonas.
A convite do governador Wilson Lima, Alessandra foi secretária estadual de Assistência Social por um ano. Junto com a equipe do Departamento de Ações Descentralizadas de Segurança Alimentar e Nutricional (Gadsan/Seas), ela planejou e iniciou a execução do plano de expansão do programa. Eram apenas sete unidades funcionando na capital e hoje são 33, sendo 13 em Manaus e 20 no interior.
“Na sexta-feira passada foi inaugurado o 33° restaurante popular do Amazonas, e aí passou um filme na minha cabeça: há um ano nós tínhamos sete. Em dezembro, nós inauguramos os restaurantes de Manacapuru e Autazes e ali ainda parecia um sonho”, disse Alessandra, com um misto de emoção e satisfação.
Alessandra observou que a ampliação do Prato Cheio para o interior do estado teve total apoio do governador Wilson Lima, que abraçou a causa do combate à fome. O deputado federal Marcelo Ramos, por sua vez, ajudou com a indicação de recursos federais. O esforço conjunto mais que quadruplicou a oferta de alimentação aos segmentos mais vulneráveis da população.
“Nós, apertando o orçamento, cortando o gasto desnecessário, conseguimos recursos para atender 33 restaurantes populares no nosso estado. No dia de hoje tem 13.200 pessoas se alimentando de forma correta no estado do Amazonas, e parte delas vai levar ainda uma refeição para casa. Isso faz diferença na vida das pessoas”, enfatizou a deputada do Serviço Social e da Assistência Social.
Em Manaus, o Prato Cheio está nos seguintes bairros: Centro, Compensa, Jorge Teixeira, Novo Israel, Alvorada, Parque Mauá, São José e Riacho Doce (restaurantes populares, com almoço a R$ 1, de segunda a sexta-feira), além do Alfredo Nascimento, Rio Piorini, Parque São Pedro, Bairro da União e Aleixo (sopa servida gratuitamente, de segunda-feira a sábado).
No interior, os restaurantes populares do Prato Cheio estão nos seguintes municípios: Manacapuru, Autazes, Itacoatiara, Tefé, Barreirinha, Parintins, Humaitá, Presidente Figueiredo, Manicoré, Carauari e Boca do Acre. Já as cozinhas populares do programa social estão nas seguintes cidades: Rio Preto da Eva, Tabatinga, Maués, Iranduba, Borba, Careiro, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Coari.
“Fico muito feliz de, num momento tão difícil, ter sido junto ao governador Wilson Lima a pessoa que gestou, que planejou com toda a equipe da Secretaria de Assistência Social e a equipe da primeira-dama Taiana Lima, a ampliação do acesso à alimentação adequada para a população do Amazonas. Só quem já passou fome sabe o quanto isso dói”, concluiu a deputada Alessandra.