Em reunião na Assembleia Legislativa do Amazonas na última terça-feira (12/07), a deputada Alessandra Campêlo (PSC) solicitou ao Governo do Estado a retomada das obras do programa SOS Vicinais no município de Beruri (a 73 quilômetros de Manaus). O “gargalo” é a estrada que liga Vila Rica do Caviana (Manacapuru) à Comunidade do Pupunha (Beruri).
A deputada teve conhecimento do pleito durante reunião de trabalho com o vereador Natan Saldanha e a vereadora Márcia Menezes, ambos de Beruri. Os representantes do município articularam com Alessandra melhorias para a infraestrutura e o setor primário do Pupunha, comunidade que é um dos maiores produtores de frutas cítricas no estado.
Ainda durante a reunião, a deputada Alessandra buscou informações junto à Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) para saber o cronograma de retomada das obras.
“Já falamos com o governador Wilson Lima e ele determinou o retorno imediato (das obras). O secretário de Produção Rural disse que as máquinas vão voltar e nós vamos acompanhar”, informou a deputada do PSC.
Serviços – As melhorias propostas pelo programa SOS Vicinais envolvem a realização de serviços como terraplanagem, limpeza nas laterais, remoção de material imprestável, escavação e carga de material, compactação de aterro, regularização do subleito, sub-base e base. Naquela região da divisa de Manacapuru com Beruri, os trabalhos abrangem um total de 28 quilômetros de vicinais.
As comunidades da área (Caviana, Bela Vista e Pupunha) são grandes produtoras de laranja, tangerina e pupunha. Essas comunidades já tiveram inúmeros problemas com escoamento dos seus produtos, envolvendo a perda de renda e até mesmo do que foi produzido.