Conhecida por seu trabalho no esporte, a deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos) abriu espaço na sua agenda para receber o lutador amazonense Kalebe Henrique Sartarelli Pereira, de 16 anos, novo fenômeno do jiu-jítsu brasileiro e mundial. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira (06/11) no Salão VIP da Assembleia Legislativa do Amazonas.
Kalebe Henrique foi revelado no projeto social Chiquinho Top Team, no Novo Aleixo, entre as zonas Norte e Leste de Manaus. Atualmente o fenômeno mora em Jundiaí (SP), onde treina na academia BJJ College, liderada pelo renomado professor amazonense Melqui Galvão. O empreendimento é uma espécie de universidade do jiu-jítsu e uma fábrica de campeões mundiais.
“É um orgulho apoiar atletas de diferentes modalidades desde a base e o Kalebe é um desses exemplos, pois conheço o seu pai (o faixa preta Francisco de Assis) e sei da sua luta para desenvolver o jiu-jítsu na sua comunidade. Os projetos sociais fazem um grande trabalho na prevenção às drogas, colocam as crianças e os adolescentes no caminho da cidadania e formam campeões”, disse Alessandra.
Kalebe Henrique já era uma fera no cenário local, mas “explodiu” mesmo este ano quando passou a lutar pelo time de Melqui Galvão. O balanço do ano apresenta resultados expressivos como a vitória sobre o faixa preta Felipe Machado na Seletiva do ADCC (março, em Belo Horizonte).
“Acredito que este ano está sendo muito abençoado para mim. Explodi nas redes sociais depois que ganhei do Felipe Machado na Seletiva do ADCC e consegui chegar nas semifinais com 15 anos, acho que ninguém chegou tão novo assim nessa fase da competição, que é de altíssimo nível e reúne grandes faixas pretas”, comentou o atleta.
Na sequência, o manauara emplacou uma série de conquistas marcantes. Venceu o Campeonato Pan-Americano nos Estados Unidos (Juvenil, categoria até 74 kg e o Absoluto); emendou com o título do Brasileiro da CBJJ (categoria e Absoluto); prosseguiu a rotina de glórias no Mundial, com ouro na categoria e bronze no Absoluto. A façanha mais recente foi a medalha de ouro na primeira edição do ADCC Kids, em Las Vegas (EUA), na TIM Mobile – mesmo palco do UFC e da NBA.
“Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo. Em Las Vegas, por exemplo, realizei o sonho de lutar mesma arena onde acontecem os combates do UFC e os jogos de basquete da NBA. Aproveito para agradecer o apoio da deputada Alessandra Campelo e do vereador Allan Campelo, que sempre estiveram conosco incentivando e apoiando”, disse o supercampeão.
Submission
Ao lado do pai, Kalebe Henrique informou ainda que, no dia 14 deste mês, tem compromisso em Manaus. O desafio será no Amazon Abu Dhabi, que acontecerá no Centro de Convenções Vasco Vasques. O menino prodígio também mira o Europeu de Jiu-Jítsu, no mês de janeiro, em Lisboa.
Antes, pai e filho estarão juntos no Norte Leste Fight de Submission, competição de lutas casadas programada para este sábado (09/11), a partir das 9h, no Centro Estadual de Convivência da Família Teonízia Lobo, no Mutirão. A deputada é uma das apoiadoras do evento cujo objetivo é fomentar o esporte de base em Manaus.