Em pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (14/09), a deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) comentou sobre os cinco anos da Lei Estadual 4.509, de 13 de setembro de 2017, que regulamentou o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Amazonas.
Alessandra, que foi secretária de estado da Assistência Social pelo período de um ano na administração do governador Wilson Lima, considera a legislação um marco na organização dos serviços socioassistenciais no estado.
“Essa lei foi um grande avanço na organização da Assistência Social no estado. Foi o nosso marco legal e trouxe também o controle social, que funciona não só fiscalizando, mas orientando o estado a ir na direção certa. A participação da sociedade junto com o Poder Público tem garantido o sucesso da Assistência Social no Amazonas”, destacou a deputada.
Campêlo se disse honrada por ter contribuído pelo período de um ano, como secretária da Seas, com avanços significativos nas políticas públicas de Assistência Social no estado. Alessandra e Wilson venceram várias batalhas administrativos, como o aumento do cofinanciamento; a melhoria da oferta dos serviços socioassistenciais prestados à população nos municípios; a equipagem e modernização dos CRAS e CREAS; a criação do Auxílio Estadual Permanente e do programa social Prato Cheio. Além disso, a parlamentar destacou a Seas dialogou com os gestores municipais e os organismos de controle social.
“São cinco anos de muitos avanços, tantos avanços que o governador Wilson Lima anunciou recentemente que fará concurso público para a Assistência Social do estado. Da mesma forma, o governador já estabeleceu uma comissão na qual estamos estudando a viabilidade e a implementação de carga horária para psicólogos do estado e piso salarial de psicólogos e assistentes sociais”, concluiu Alessandra.
Reconhecimento – A secretária de Assistência Social de Manaquiri e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), Eldilene Alves, reconheceu a importância de Alessandra para os avanços das políticas públicas do segmento.
“Deputada Alessandra Campêlo, muito obrigada por aceitar o desafio de defender o SUAS no nosso estado, obrigada por levantar a bandeira do SUAS e por fortalecer a política da Assistência Social no nosso estado. Estamos juntas, firmes na luta”, afirmou Eldilene, em vídeo gravado para as redes sociais por ocasião da data.