As deputadas estaduais Alessandra Campelo (PSC) e Mayra Dias (Avante) participaram de mais uma etapa da campanha “Deixa de Enxerimento – Importunação Sexual é crime e dá cadeia”. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (29/06), na área do Turistódromo, em frente à Catedral de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
“A nossa presença é importante porque reforça a importância da realização de campanhas educativas de proteção às mulheres nas festas populares”, disse a deputada Alessandra, que preside da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas.
A deputada Mayra Dias, que é Subprocuradora Especial da Mulher, destacou a importância da iniciativa tanto na saída dos barcos de Manaus quanto nas diversas programações previstas na Ilha Tupinambarana durante a semana do festival folclórico.
“Importunação sexual é um crime previsto em lei e é necessário que as mulheres saibam que existe uma rede de proteção a quem elas podem recorrer e denunciar”, disse a deputada Mayra, que tem base política e trabalho social voltado às mulheres em Parintins.
Na sexta-feira (30/06), primeiro dia de apresentação dos bois Garantido e Caprichoso, a Procuradoria Especial da Mulher vai distribuir ventarolas alusivas à campanha “Deixa de Enxerimento” para a galera que estará no entorno do Bumbódromo. A meta é sensibilizar pelo menos 10 mil pessoas nos três dias de festival folclórico.
Parcerias – A campanha de combate à importunação sexual é uma realização da Assembleia Legislativa do Amazonas, por meio da Procuradoria Especial da Mulher. A iniciativa também é tem apoio do deputado Roberto Cidade (União Brasil) e conta com parceria institucional do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual Turismo (Amazonastur), e das secretarias de Cultura e Economia (SEC), Segurança Pública (SSP) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
Foto: Emanuel Mendes Siqueira e Tadeu Rocha