Vida Pública

INFÂNCIA E ANOS 80 & 90

Infância e Anos 80 & 90

Nasci em Manaus numa família humilde: minha mãe era sacoleira e o meu pai lanterneiro. Comecei minha trajetória política no movimento estudantil de Manaus, atuando por mais investimentos na educação e melhores serviços no transporte público.

Anos 2000 - parte 01

Passei para o curso de Comunicação Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), qual me formei em Jornalismo. Nesse período, ampliei meus conhecimentos sobre política, me tornei dirigente da União Nacional dos Estudantes e lutei contra a privatização do ensino superior e a favor do Passe Livre no transporte público e Meia Entrada para os estudantes nos eventos esportivos e culturais.

ANOS 2000 - parte 01

ANOS 2000 - parte 02

ANOS 2000 - parte 02

Fui aprovada para o cargo de escrivã no concurso público da Polícia Civil do Amazonas. Anos depois, a Segurança Pública seria uma das bandeiras do meu mandato como deputada.

ANOS 2000 - parte 03

Nessa mesma época, atuei como Assessora de Comunicação na Assembleia Legislativa, oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Casa do Povo.

ANOS 2000 - parte 03

2008

2008

Ingressei na Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), onde colaborei como assessora, secretária adjunta de Administração e Finanças e secretária executiva, cargo que deixei somente em 2011.

2012

Assumi o comando da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), onde desenvolvi um trabalho de resgate do esporte amazonense com apoio aos atletas, paratletas, federações, associações e entidades de administração do desporto. Fortaleci o esporte escolar, comunitário e de alto rendimento, transformando o Amazonas em referência nacional em diversas modalidades. Me desincompatibilizei do cargo em abril de 2014 com total aprovação da comunidade esportiva.

2012

2014

2014

Concorri pela primeira vez ao cargo de deputada estadual e consegui ser eleita com 25.361 votos, sendo a 11ª mais votada naquele pleito. Eu também fui a única mulher consagrada nas urnas naquela legislatura, entre 24 concorrentes.

2016

Na Assembleia, assumi a presidência da Comissão da Mulher e fui Secretária Nacional das Mulheres da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), elevando essa pauta tanto no Amazonas quanto no Brasil.

2016

2018

2018

Novamente coloquei meu nome para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas. Levantei a bandeira da mulher, da população do interior e dos servidores públicos, saindo novamente vitoriosa do pleito, desta vez com 23.859 votos. Fui também vice-presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

2021

Fui nomeada secretária de Estado da Assistência Social, desafio que abracei com toda dedicação porque sabia da importância dessa pasta para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 na população mais vulnerável. Criei, junto com o governador Wilson Lima, programas de grande impacto social nas famílias mais vulneráveis, como o Auxílio Enchente, o Auxílio Estadual Permanente, o Dignidade Menstrual e o Crédito Rosa. Também junto com o governador, ampliei o número de restaurantes e cozinhas populares Prato Cheio, que saiu de 7 para 44 unidades, com presença em 21 municípios.

2021

2022

2022

No mês de abril, me desincompatibilizei da Seas e retomei meu mandato na Assembleia Legislativa, mais uma vez trazendo a luta em defesa dos direitos das Mulheres, das Famílias, das Pessoas Idosas, das Crianças e Adolescentes. Além de Saúde, Educação e Segurança Pública, a pauta da Assistência Social é mais uma bandeira que trago para o meu mandato. Sou candidata à reeleição em 2 de outubro.